Em Aprendizagem Baseada em Problemas os trabalhos propostos são diferentes em relação a outras cadeiras, o trabalho desenvolvido centra-se numa resolução de um problema/desafio com diferentes etapas ao longo do trabalho.
A proposta inicial implicava a realização de um Festival Internacional em Lisboa, para a realização do mesmo foi necessário a divisão de tarefas por parte de cada membro do grupo.
Esta experiência revelou-se difícil e complicada pois as dinâmicas deste trabalho são diferentes ao que estava habituada, o facto de por exemplo no início do problema termos de assinar um contrato de trabalho revela o quanto é importante a responsabilidade de cada um em assumir as suas tarefas, prazos e os seus papéis como o caso do Coordenador e do Secretário que ajudam a dinamizar o grupo de trabalho.
Sendo assim acho que no futuro irei utilizar toda a experiência que adquiri nesta cadeira para o mundo laboral onde temos de trabalhar com outras pessoas com ideias e opiniões diferentes da minha e torná-las como forma de motivação para dar sempre o melhor.
![]() |
Esboço do que poderia ser um Festival Internacional em Lisboa |
Enquanto estudantes somos postos várias vezes à prova. Pode ser, ou não, em todas as disciplinas mas há sempre uma que nos marca pela sua metodologia diferente. São traçados problemas/desafios que testam as nossas capacidades, mas aí é que está a importância destes desafios, fazem-nos crescer, desenvolver e aprender a lidar com diversos problemas. Porém, o mesmo acontece no mundo profissional, temos de lidar com pessoas diferentes, com ideias e opiniões opostas às nossas. É importante saber lidar com as diferenças, tirar partido disso e ter sempre uma coisa em mente, dar sempre o nosso melhor naquilo que fazemos e saber marcar a diferença.
ResponderEliminarPost interessante. É pena que não tenha explorado um pouco o cartaz do festival. Por exemplo, porque selecionaram estes temas? Como os selecionaram?
ResponderEliminar