Esta situação-problema iniciou-se com a visualização de um vídeo sobre o conflito que existe relativamente às pedreiras na Arrábida onde posteriormente tivemos de escolher se estávamos contra, a favor ou neutro em relação ao assunto.
Para mim, a construção de um ponto vista necessita de toda a informação disponível e também ouvir ambos os lados que estão contra e a favor, sendo assim escolhi ser neutra.
Será que as pedreiras devem continuar a sua atividade de extracção?
Será que devem fechar?
Ou devem mudar a sua localização?
Quais as suas implicações?
Para responder a estas questões é necessário o desenvolvimento de vários cenários/dilemas que serão discutidos por alunos do 11º ano.
O professor neste caso seria um moderador/orientador tendo um papel "secundário" e o aluno teria liberdade de pensar e agir(sempre orientado pelo professor, claro!).
Isto é muito importante, dá ao aluno uma melhor auto-estima de ter uma opinião própria e ser respeitado por isso.
Porém, tem de existir sempre uma preocupação em adaptar os desafios de acordo com o público-alvo, temos de cativar e torná-la dinâmica pois nesta faixa etária é muito fácil o aluno aborrecer-se e desinteressar-se o que acabar por desistir e posteriormente pode levar a pensamentos de fracasso e baixa auto-estima.
Boa reflexão!
ResponderEliminar