Avançar para o conteúdo principal

Balanço final

O que mais me interessou nesta cadeira foram as dinâmicas criadas para os trabalhos de grupo, desde a realização de um contrato de trabalho até às divisões das tarefas. O facto de os grupos terem sido criados de uma forma aleatória ajudou-me a trabalhar com pessoas diferentes e que eu não conhecia, na primeira situação-problema fui secretária e isso fez com que existisse mais responsabilidade  da minha parte perante os meus colegas. 
Isso ajudou-me a criar dinâmicas, ter prazos para cumprir, o que é muito importante para a organização das ideias.

As fichas de leitura também se tornaram importantes para definir certos conceitos que de outra maneira não conseguiria alcançar. Provavelmente se o professor me desse os conceitos já definidos  eu própria não daria tanta importância.

Sendo assim, acho que é interessante este método de ensino pois durante o nosso percurso de vida somos colocados a trabalhar em grupos. Não vivemos sozinhos, precisamos sempre dos outros para desenvolver as nossas próprias opiniões.



Comentários

  1. Muito bem Teresa, fico satisfeito que tenha encontrado sentido nas aprendizagens realizadas na UC de ABP. É pena que não explore um pouco mais os posts.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Situação-Problema nº1- Reflexão

Em Aprendizagem Baseada em Problemas os trabalhos propostos são diferentes em relação a outras cadeiras, o trabalho desenvolvido centra-se numa resolução de um problema/desafio com diferentes etapas ao longo do trabalho. A proposta inicial implicava a realização de um Festival Internacional em Lisboa, para a realização do mesmo foi necessário a divisão de tarefas por parte de cada membro do grupo. Esta experiência revelou-se difícil e complicada pois as dinâmicas deste trabalho são diferentes ao que estava habituada, o facto de por exemplo no início do problema termos de assinar um contrato de trabalho revela o quanto é importante a responsabilidade de cada um em assumir as suas tarefas, prazos e os seus papéis como o caso do Coordenador e do Secretário que ajudam a dinamizar o grupo de trabalho. Sendo assim acho que no futuro irei utilizar toda a experiência que adquiri nesta cadeira para o mundo laboral onde temos de trabalhar com outras pessoas com ideias e opiniões diferente...

Como fazer uma conclusão

A conclusão para ter êxito precisa de ser uma continuidade da introdução seja nos objetivos ou na informação contida, isto é, precisa de integrar as questões desenvolvidas durante o desenvolvimento do trabalho. O que deve conter? Responder/Argumentar às questões mencionadas na introdução; Análise do trabalho no seu todo; Referir se o ponto de vista inicial se modificou ou reafirmou-se e quais as razões; O que NÃO deve conter? Um simples resumo; Introdução de novos tópicos e ideias; Estrutura: O primeiro parágrafo deve incluir uma breve síntese do trabalho. O segundo parágrafo responde aos objetivos propostos e quais as conclusões retiradas. O terceiro parágrafo poderá ser mencionado as dificuldades que existiram ao longo do processo assim como as potencialidades. No último parágrafo podemos transmitir a visão futura ou os pontos de vista do grupo.

Problem-Based Learning at Maastricht University

Aprender através da resolução de problemas. O vídeo acima explica claramente o que é esta nova forma de aprender. O que mais me despertou atenção foi a disposição da sala aula, pois tradicionalmente o professor é posicionado numa certa distância perante os alunos que representa papel secundário de assimilação da matéria.  Em ABP( Aprendizagem Baseada em Problemas) os alunos e professores ocupam a mesma mesa na procura de soluções para o problema, neste caso o aluno tem o papel principal na procura de resoluções e ao mesmo tempo adquire competências e conhecimentos que vão ser importantes ao longo da vida.