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Da teoria à prática.

A aprendizagem baseada em problemas defende que a criança já sabe, já conhece e vai para a escola reformular o que sabe. O aluno antes da aula tem as ideias definidas e o intuito é que o próprio questione e comece a duvidar das suas certezas, esse é para mim o principal objetivo, porém é um desafio enorme desconstruir tudo o que ele sabe. 
Porquê? Porque hoje em dia temos um acesso fácil e direto à informação e às redes sociais o que leva à rápida propagação das notícias virais e por vezes enganadoras(Fake News). O que é que isso faz? A pessoa vai construir uma opinião com base em informações duvidosas sem possibilidade de discussão.

Neste momento é muito importante o papel da escola.


O ensino tradicional não ajuda à interação entre os alunos e nem com o professor o que facilita essas ideias formatadas pois não são discutidas.
Esta nova abordagem o aluno é o centro das atenções e o papel do professor passa por ser um guia ao longo do percurso escolar.
O problema? O programa escolar, os prazos e a dificuldade em introduzir novas estratégias na sala de aula.
De que forma podemos contornar a situação? Adaptar o programa escolar com novos projetos de grupo em sala de aula, criando grupos heterogéneos com desafios apelativos e dinâmicas apropriadas para o ano de escolaridade.

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