Avançar para o conteúdo principal

A primeira aula.


Na primeira aula desta cadeira apercebi-me que a sua dinâmica será um pouco diferente em relação às outras cadeiras do mestrado. Os problemas serão o principal foco em cada aula, seremos então avaliados na capacidade de utilizar as mais variadas metodologias para tentar resolvê-los e sempre discutidas em grupo o que ajuda a desenvolver a nossa capacidade de comunicação e argumentação.
Escolhi esta cadeira como opção do mestrado de ensino por achar que aprender através de problemas me ajudaria no futuro profissional e não só pois todos os dias somos confrontados com obstáculos ao longo da vida. Por vezes não conseguimos atingir a sua resolução mas aprendemos a criar hipóteses e de certa forma transformá-los numa oportunidade de reflexão crítica. Espero assim que ao longo da cadeira conseguir adquirir as competências necessárias e aplicá-las no âmbito da Geografia.


Universidade do Minho -Encontro sobre Educação em Ciências através da Aprendizagem Baseada na Resolução de Problemas 

































Comentários

  1. OK Teresa, espero que a UC vá ao encontro das suas expectativas.
    O post contém problemas de redação.

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Mensagens populares deste blogue

Situação-Problema nº1- Reflexão

Em Aprendizagem Baseada em Problemas os trabalhos propostos são diferentes em relação a outras cadeiras, o trabalho desenvolvido centra-se numa resolução de um problema/desafio com diferentes etapas ao longo do trabalho. A proposta inicial implicava a realização de um Festival Internacional em Lisboa, para a realização do mesmo foi necessário a divisão de tarefas por parte de cada membro do grupo. Esta experiência revelou-se difícil e complicada pois as dinâmicas deste trabalho são diferentes ao que estava habituada, o facto de por exemplo no início do problema termos de assinar um contrato de trabalho revela o quanto é importante a responsabilidade de cada um em assumir as suas tarefas, prazos e os seus papéis como o caso do Coordenador e do Secretário que ajudam a dinamizar o grupo de trabalho. Sendo assim acho que no futuro irei utilizar toda a experiência que adquiri nesta cadeira para o mundo laboral onde temos de trabalhar com outras pessoas com ideias e opiniões diferente...

Como fazer uma conclusão

A conclusão para ter êxito precisa de ser uma continuidade da introdução seja nos objetivos ou na informação contida, isto é, precisa de integrar as questões desenvolvidas durante o desenvolvimento do trabalho. O que deve conter? Responder/Argumentar às questões mencionadas na introdução; Análise do trabalho no seu todo; Referir se o ponto de vista inicial se modificou ou reafirmou-se e quais as razões; O que NÃO deve conter? Um simples resumo; Introdução de novos tópicos e ideias; Estrutura: O primeiro parágrafo deve incluir uma breve síntese do trabalho. O segundo parágrafo responde aos objetivos propostos e quais as conclusões retiradas. O terceiro parágrafo poderá ser mencionado as dificuldades que existiram ao longo do processo assim como as potencialidades. No último parágrafo podemos transmitir a visão futura ou os pontos de vista do grupo.

Problem-Based Learning at Maastricht University

Aprender através da resolução de problemas. O vídeo acima explica claramente o que é esta nova forma de aprender. O que mais me despertou atenção foi a disposição da sala aula, pois tradicionalmente o professor é posicionado numa certa distância perante os alunos que representa papel secundário de assimilação da matéria.  Em ABP( Aprendizagem Baseada em Problemas) os alunos e professores ocupam a mesma mesa na procura de soluções para o problema, neste caso o aluno tem o papel principal na procura de resoluções e ao mesmo tempo adquire competências e conhecimentos que vão ser importantes ao longo da vida.